segunda-feira, junho 23, 2008

Família Santa Clara - Valores - Parceiros - Polinizando Cidadania

Nossos valores

O Projeto Família Santa Clara é desenvolvido sobre três pilares básicos:


Família: foca na construção de fortes laços emocionais, capazes de reestruturar a criança emocionalmente e dar suporte ao seu desenvolvimento.
Educação: o segundo pilar estabelece a obrigação básica de cada criança nessa família: ir para a escola e aprender.

Cultura: o terceiro pilar é o que Cícero e Eliete, os pais da família, acreditam ser a base adicional que cada criança deve ter para se tornar um cidadão completo.


Projeto Família Santa Clara: Um ato de fé e coragem

Santa Clara é uma família que tenta recuperar crianças e jovens dos danos que a vida lhes causou, aprontando-os para a re-inserção na sociedade como cidadãos conscientes e participativos, como cidadãos da paz. Nossa contribuição para uma sociedade melhor, onde a criança tenha seus direitos assegurados e a oportunidade justa de crescer.
O projeto Família Santa Clara é a concretização do sonho de construção de uma grande família. Uma família que substituísse abrigos frios e impessoais, famílias desestruturadas e instituições depósitos, onde não existem propostas de educação e formação do ser.

Alguns filhos da família Santa Clara:

Adriano Vidal Alexandra Torrozo Alexia de Lima Alex Vidal

Depoimentos:

“A Família Santa Clara para mim é uma família. A minha família. Tem duas pessoas muito importantes nessa casa. A primeira se chama tia Eliete e a outra, tio Cícero. Eles, para mim, são umas pessoas muito adoráveis. Eles são meus pais.
Nunca vou deixar de amar essa casa. Por quê? Porque eu nasci aqui. Eu amos essa casa e todo mundo dela. - Stefany Torrozo Figueiredo - 13 anos - 5ª. Série”


“A resposta à sociedade seria fácil e direta se ela deixasse a informação chegar antes do que o preconceito. Não somos coitados, muito pelo contrário, pois aqui aprendemos a ter gana, a lutar por nossos ideais, a não tentar buscar justificativas , quando fracassamos, no triste passado que nos foi destinado, mas a viver o presente que nos foi concedido, para construirmos um futuro digno.
Para saber de fato o que é Santa Clara, é preciso que você a viva, como nós a vivemos. - Rodinei Alexandro – 16 anos – 7ª. Série”


Parceiros

A Família Santa Clara não possui recursos nem renda própria. Como toda instituição, ela não caminha sozinha e conta com a ajuda de muitas pessoas, que investem seu tempo, amor e recursos no futuro de nossas crianças e jovens.

Pessoas que ajudam

A família Santa Clara conta com o apoio de dezenas de pessoas que contribuem de muitas formas, seja com apoio, presença, contribuições, doações ou organização de campanhas. São associados, voluntários, Tios e amigos da família, incansáveis na luta por uma sociedade mais digna e justa.

Empresas e Instituições

Parceiro essencial, fundamental. O IBISS comprou a casa nova e cedeu, em comodato, por 20 anos, dando segurança, tranqüilidade e dignidade. Apóia também em momentos de emergência, além de ser responsável pelo serviço de Fonoaudiologia.
Contribui anualmente no suprimento de itens emergenciais, para um fechamento de ano digno e feliz.
Desenvolveu o atual website da Família Santa Clara e é responsável, voluntariamente, por sua manutenção.
Prestação de serviços de psicoterapia.
Oferece bolsa integral em cursos profissionalizantes.
Oferece bolsa parcial para alguns dos universitários.

Para comemorar a maior festa do País, o Bloco Carnavalesco Família Santa Clara entra na dança com muito confete e serpentina! As crianças têm um carnaval muito animado e divertido com direito a fantasias, marchinhas e muita alegria.
A comemoração do Carnaval é o ponto de partida para o projeto "O Circo”. Um projeto bastante abrangente, com direito a histórias, curiosidades do circo, seus profissionais e as mais diversas atividades sobre esse tema que encanta adultos e crianças do mundo todo.

As crianças poderão comemorar o carnaval através da história do circo e todo o seu encanto e divertimento. As atividades possibilitarão a participação de todos e ao final haverá um grande desfile com o trabalho realizado.

Atividades a serem realizadas:

Exposição da história do circo;
Confecção de fantasias com materiais recicláveis;
Desfile com profissionais do circo;
Aulas de malabarismo e mágica;
Criação de marchinhas;

Missão

Garantir o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem através de atividades que gerem criação e trabalho em equipe, possibilitando a interação e a aprendizagem de forma lúdica.

Visão

Concretizar um projeto sócio-educativo que seja reconhecido por sua excelência e crie laços com a comunidade e assegure o fortalecimento da educação.

Valores

Interação, criatividade respeito e cidadania.

Logomarca


Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Família Santa Clara




POLINIZANDO CIDADANIA


Missão
Garantir o desenvolvimento de um processo educacional que leve à formação integral do ser humano e estimule a construção do conhecimento, capacitando-o para o exercício da cidadania.
Visão
Concretizar um projeto de ensino reconhecido pela excelência em seu segmento de atividade, com o comprometimento de toda comunidade educativa, assegurando uma formação inovadora e de qualidade e estabelecendo uma estrutura auto-sustentável.

Valores
Humanização, solidariedade, comprometimento, ética e inovação.



aaaaaaaaa

Atividade a ser desenvolvida: Oficina de Fotografia
O programa é desenvolvido sobre três eixos: cidadania, educação e inclusão social e os jovens que participarem dos cursos poderão ao final trabalhar para as oficinas e disseminar o trabalho para outros alunos e outras comunidades.
Através de pequenas ações o projeto procura conscientizar e mobilizar a todos da sociedade e ao mesmo tempo procura buscar apoio do governo e gerar recursos para fazer mais ações cidadãs para que o projeto possa continuar atuando não apenas em escolas, mas em todos os lugares que estejam distantes da inclusão social e tecnológica. O projeto quer colocar uma semente de cidadania em cada lugar em que atuar e gerar uma corrente onde todos se sintam co-participantes e geradores de mudanças positivas na sociedade.
O programa consiste em oferecer oficinas que ofereçam novos aprendizados para as crianças e jovens. A priori, o primeiro trabalho será a oficina de fotografia. Os alunos aprenderão sobre a arte da fotografia, sua história e como fazer dessa arte uma profissão e um hobby porque antes de tudo, a fotografia é uma atividade divertida. É feita para registrar lembranças e comunicar nossas idéias e pensamentos, e é a única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante do tempo. É isso, talvez, que lhe confere um encanto universal e para levar tudo isso para o profissionalismo é necessário o conhecimento de algumas técnicas. Uma boa fotografia é o resultado de aliar estética a algumas regras de composição. Depois de assimilada, elas se incorporam ao olhar. Adicione a tudo isso criatividade e o leitor se surpreenderá com os resultados obtidos por fotógrafos maravilhosos e suas lentes fantásticas.


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROJETO

PROFESSORA: REGINA RIANELLI


ELABORADO POR: LUCIANA COUTINHO SILVA
MARIANA DA SILVA SOARES